quarta-feira, 16 de março de 2016

Presidente da Câmara Municipal de Esposende defende interesses dos pescadores de Apúlia

A Câmara Municipal de Esposende está ao lado dos pescadores de Apúlia na defesa dos seus interesses e na objeção à implementação de um posto de pesagem de pescado naquela Vila, e irá empenhar-se para ver atendidas as suas reivindicações, intervindo junto do Governo.
Isto mesmo foi transmitido pelo Presidente do Município na reunião que Benjamim Pereira manteve ontem ao final do dia, nos Paços do Concelho, com os pescadores de Apúlia, na qual participaram também o Presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Augusto Silva, o Diretor da Região Norte da Docapesca, Eurico Martins, e o Presidente da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto.
Em causa está a intenção da Docapesca de instalação do referido posto de pesagem, o que, na prática, obrigará os pescadores ao pagamento de valores sobre todo o pescado, mesmo que não seja vendido.
O Presidente da Câmara Municipal manifestou total apoio às preocupações dos profissionais da pesca e comprometeu-se a tentar fazer valer os seus argumentos junto da tutela. Neste sentido, Benjamim Pereira solicitou já uma reunião ao Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário. Enquanto essa audiência não acontece, e de acordo com o que ficou acordado na reunião que ontem teve lugar, a Docapesca não avançará com o sistema de pesagem.
Benjamim Pereira mostrou-se igualmente sensível aos constrangimentos apresentados em relação às condições de trabalho dos pescadores e comprometeu-se a, dentro das suas possibilidades e em concertação com todas as entidades que tutelam a zona costeira, procurar as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade piscatória, tendo em conta a importância do setor para a economia local e numa ótica de preservação daquilo que são as tradições locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário