Geografia


A sua geografia

      A Vila de Apúlia, uma das 15 freguesias pertencentes ao Concelho de Esposende, situa-se na parte Sul deste Município, sendo fronteira natural entre este e o seu vizinho concelho da Póvoa de Varzim, assim como a Província do Minho e o Douro Litoral e ainda limite geográfico entre o Distrito de Braga e o Distrito do Porto. Estende-se por uma área aproximada de 1051 há, a segunda maior freguesia do concelho, confinando a Norte com Fão, a Nascente com Fonte Boa e Barqueiros (concelho de Barcelos), a Sul com a Estela (concelho da Póvoa de Varzim) e a Poente com o Oceano Atlântico.

Os seus limites e confrontações

      Ao longo dos séculos foram-se fixando as suas fronteiras e, para que melhor possamos conhecer a evolução geográfica, recorremos a documentação espalhada por vários arquivos.
      Assim e segundo o Tombo de Fonte Boa, datado de 1549, os limites de Apúlia com aquela Freguesia foram estabelecidos em 17 de Junho de 1549 e nele se disse que os limites entre as duas freguesias “... começava no canto da bouça do Neto... e deste canto corre direito ao marco da Fonte do Couto e dali ao marco do Seixo Branco que está na estrada que vai para Vila do Conde e deste corre pela dita estrada a outro marco que se chama o Mormeiral da Poça”. Quanto aos limites com Barqueiros, e nesse mesmo documento, fixaram-se da seguinte forma: Da Bouça do Neto, “corre e ia ter á pedra  e marco de Criaz e deste ia ter ao marco que se chama marco do Carvoal que está além da Ponte de Cima de Criaz e deste marco corria direito ao marco da Cova do Lobo onde começou o dito limite...”.
      O Abade de Apúlia que assinou este documento era Pantaleão da Paz.
      Mas como já dissemos, os limites deste Couto nem sempre foram pacíficos e em 24 de Abril de 1709, o Arcebispo de Braga autorizou que o Conde de Vila Verde e Vedor da Fazenda, “... e porque havia dúvidas entre limites”, se deslocasse a esse Couto para demarcar correctamente as referidas fronteiras.
      A limitação com a vizinha Estela, tem a particularidade de ser, ao mesmo tempo limite de Concelho, Distrito e Região.
      Assim vamos encontrar, no lugar de Criaz, um marco com as Armas da Casa Bragança, possuindo de um lado a letra B, outro com a inscrição D.STELLA. Existe um outro, no mesmo lugar (Alt. 60 Cm, Larg. 46 Cm),também da Casa Bragança. No lugar de Contriz, no quintal do Sr. António Silva, há um marco com a inscrição D:STELLA. Este marco encontra-se “in situ”, sendo aí a extrema entre Estela e Apúlia (Alt. 1.25 c, Larg. 38 cm).
      Ainda em Contriz, e no mesmo sítio do anterior, encontra-se um outro marco da Casa Bragança (Alt. 1.34 m, Larg. 44 cm). No lugar do Rio Alto, já em terreno próximo do areal da praia, deparamos com um marco do COUTO DE TIBÃES, que estabelece o limite entre Estela e Apúlia. Segundo informações, existe um outro marco, alinhado por este último, que se situa no topo de um rochedo, só visível na maré baixa.
      No que respeita aos limites com a Vila de Fão, estes começavam na chamada pedra de Fagilde e daí vai ter ao marco da Granja, antigamente denominado marco do Mormeiral da Poça.

Fonte: Livro "Apúlia na História e na Tradição, de Manuel Albino Penteado Neiva (Dr.)

Sem comentários:

Enviar um comentário